top of page

VEÍCULO ELÉTRICO É NOVIDADE?

Veículo elétrico é um tipo de veículo que utiliza propulsão por meio de motores elétricos. É composto por um sistema primário de energia, uma ou mais máquinas elétricas e um sistema de acionamento e controle de velocidade ou binário. Os veículos elétricos fazem parte do grupo dos veículos denominados zero emissões, que por terem um meio de locomoção não poluente não emitem quaisquer gases nocivos para o ambiente, nem emitem ruído considerável, uma vez que motores elétricos são mais silenciosos que motores de combustão interna.

Quem inventou o carro elétrico?

A invenção do veículo eléctrico é atribuída a várias pessoas. Em 1828, Ányos Jedlik, um húngaro que inventou um tipo primitivo de motor elétrico, criou um pequeno carro modelo alimentado por seu novo motor.

Em 1834, Vermont blacksmith Thomas Davenport, o inventor do primeiro motor elétrico americano DC, instalou em um pequeno modelo de carro, que ele operou em uma pista curta eletrificada circular.

Em 1835, o professor Sibrandus Stratingh de Groningen, o Holanda e seu assistente Christopher Becker criou um carro elétrico de pequena escala, alimentado por pilhas não-recarregáveis.

Em 1838, o escocês Robert Davidson construiu uma locomotiva elétrica que atingiu uma velocidade de 4 mph (6,4 km / h).

Entre 1832 e 1839, Robert Anderson da Escócia inventou um carro elétrico que usava uma bateria recarregável alimentada por um pequeno motor elétrico. O veículo era pesado, caro e precisava frequentemente de recarga.

A patente para o uso de trilhos como condutores de corrente elétrica foi concedida na Inglaterra em 1840, e as patentes semelhantes foram emitidos para Lilley e Colten

nos Estados Unidos, em 1847.

As pilhas recarregáveis ​​que forneceram um meio viável para o armazenamento de eletricidade a bordo de um veículo não veio a existir até 1856 pelo físico francês Gaston Planté.

Estive no ultimo Salão do Automóvel em São Paulo 2018 e fiz o Teste Drive em um modelo elétrico...a realidade é: eles já estão entre nós.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page