top of page

Quando surgiu o AR CONDICIONADO em automóveis?

A Packard foi o primeiro fabricante de automóveis do mundo a introduzir o “ar condicionado” nos seus carros, a partir de 1939. Estes equipamentos eram opcionais e podiam ser instalados através de um pagamento adicional de 274 dólares (correspondendo a cerca de 4000 dólares ou 3000 euros atuais). O sistema ocupava metade de todo o espaço do porta malas, não sendo muito eficiente, sem termostato nem mecanismo de automático para desligar. A opção de ar condicionado foi descontinuada depois de 1941.

A maioria dos equipamentos disponíveis para automóveis usavam um sistema de aquecimento separado e um compressor montado no motor, acionado através de uma correia, com um evaporador instalado no bagageiro para distribuir o ar refrigerado através de respiradouros na traseira e no teto do habitáculo de passageiros. Na década de 1950, foram desenvolvidos sistemas totalmente montados na parte frontal dos automóveis.

Atualmente, a maioria dos condicionadores de ar automotivos funciona por um sistema de compressão de vapor. Esse sistema faz com que o calor presente no interior do veículo seja retirado, o que provoca uma redução na temperatura e propicia um maior conforto térmico para o condutor.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page